segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Seb e sua primeira vez.

Vettel achava que não teria futuro na F-1: 'Me borrei todo em meu 1º teste'

Globoesporte.com
Sebastian Vettel (RBR) mostra uma capacidade assombrosa de sempre tirar o máximo de um equipamento. Mas quem imaginaria que em sua primeira experiência com um carro de F-1, o prodígio alemão teria ficado com medo e até achado que não teria futuro no esporte? Foi isso que aconteceu durante um teste em Jerez de la Frontera, Espanha, no dia 27 de setembro de 2005, quando teve a oportunidade de guiar pela primeira vez um carro da categoria. E foi o próprio Vettel que contou a história:

Com o nome já garantido entre os maiores da história e prestes a se tornar tetracampeão mundial,
- Eu me "borrei" todo nas primeiras voltas e pensei: “Isso é para homens de verdade, não para mim”. Mas então eu me acostumei e, obviamente, passei a querer fazer mais.
O alemão, na ocasião com 18 anos, dividiu a Williams FW27 com outros dois pilotos. Um era Nico Rosberg, hoje na Mercedes, que liderava a temporada daquele ano da GP2. O outro era um titular do time: Mark Webber, que por coincidência, é companheiro de equipe de Vettel na RBR desde 2010.
- O Mark dirigiu o carro na parte da manhã e eu, na tarde – lembra bem o piloto.
E a falta de experiência e o medo de Vettel pesaram muito naquele dia. Na época, ele competia na Fórmula 3 Euro Series e tinha muito menos rodagem que Rosberg, que já brilhava na GP2, e menos ainda que Webber, que já estava em seu quarto ano de Fórmula 1. A diferença se refletia implacavelmente na folha de tempos. Naquele dia, Vettel virou 1m21s364, dois segundos acima do tempo de Nico (1m19s265) e quase quatro segundos mais lento que Webber (1m17s917).

Mas era apenas a primeira vez daquele garoto. Dali em diante a história já é conhecida: no ano seguinte, participou de alguns treinos pela BMW; em 2007, fez sua primeira corrida oficial, substituindo Robert Kubica no GP dos EUA, e chegou na zona da pontuação; um ano depois, conquistou uma vitória surpreendente pela STR, na Itália; e de 2010 para cá, reina absoluto na Fórmula 1, com sua RBR.
Em 2013, Vettel está disparado na liderança do campeonato com 297 pontos e muito próximo de conquistar o tetra. Seu companheiro Webber, aquele mesmo que botara quase quatro segundos de vantagem, está em quinto, com 148, a “anos-luz” do outrora medroso alemão.

 

 

Comentários:

É onde se chega quando se tem humildade.
Parabéns Seb, que ainda haja muito para você conquista e que você consiga.

Nenhum comentário: